segunda-feira, 25 de maio de 2015

O Cortador de Hóstias - Romance de Clara Dawn

A Editora Livres Pensadores, a Academia Goiana de Letras, a Editora Kelps e a Contato Comunicação convidam para o lançamento do romance “O Cortador de Hóstias”, da escritora Clara Dawn. Dia 27/05/2015 – às 19h:30min na Casa Altamiro – Avenida Araguaia, nº 240 – Esquina com a Rua 15 – Centro – Goiânia.


“O Cortador de Hóstias” é o sétimo livro da escritora Clara Dawn*, sendo o terceiro na categoria romance.

É ambientado em Pirenópolis, Goiás, em 1918, e a história é contada por três narradores-personagens e um narrador-observador.

A trama se divide em quatro partes: a primeira se desenrola segundo a visão da protagonista, a vingativa Flor Maria, possuída pelo ódio por causa dos abusos sexuais sofridos na infância. Ela elabora um plano para matar o seu algoz.

A segunda parte é epistolar, na qual o personagem Venceslau escreve cartas, jamais enviadas, para sua amada morta. O “reverendo Vence” é seguido por um grande séquito que o adora e é por ele adorado, mas até mesmo no paraíso há serpentes. 

A terceira é a narrativa do observador, aquele que julga os atos dos personagens segundo a influência que cada um deles sofre. É possível que o narrador-observador possa também se emocionar e se injuriar, precipitar-se e até mesmo enlouquecer diante das premissas dadas, perdendo-se, assim como os personagens, entre realidade e divagações. Para o narrador-observador, coisa alguma é o que parece ser.

A quarta parte é descolada das narrativas: o suposto cortador de hóstias, num diálogo invisível com um delegado, tenta justificar seu estranho hábito de bolinar garotinhas. 

Trata-se de um romance envolvente repleto de mistérios, suspense e até momentos que vão do hilário ao desconfortável em mais de um sentido.  Reflete a influência do sincretismo religioso vigente na época e das lendas da história de Pirenópolis. A personagem principal é uma espécie de Santa Dica às avessas. Em todo o processo narrativo, é possível encontrar traços da Prima Bete de Honoré de Balzac. Até mesmo os nomes da maioria dos personagens são tributos ao escritor francês, como o cavalo Melmote Apaziguado, o mendigo Onagro e a cafetina Valéria Marnefe.


O Cortador de Hóstias – Clara Dawn
Categoria: romance
Edição de luxo: capa dura – 156 páginas
Preço: R$ 35,00
Lançamento
Dia: 27/05/2015
Hora: 19:30
Local: Casa Altamiro – Avenida Araguaia – nº 240 – Esquina com a Rua 15 - Centro – Goiânia – Goiás.  

*Clara Dawn é romancista. 

Obras:

1.    Uma vida vitoriosa – Ensaios – Polieditora, 2000
2.    O Imortal – Romance – Grafopel, 2002
3.    Alétheia – Romance – Kelps, 2008
4.    Sofia Búlgara e o Tabuleiro da Morte – Crônicas – Kelps, 2010
5.    Castelo de Bolso – Infantil – Versão bilíngue – Fdigital – Reino Unido, 2011
6.    Artur, O Grande Urso – Infantil – Versão bilíngue – Kelps, 2012
7.    O Cortador de Hóstias – Romance – Editora Livres Pensadores, 2015


0

0 comentários:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário. Volte sempre.